Mensagens para o interior da Amazônia pela Rádio Municipal ou Nacional

Vocês sabiam que até hoje na Amazônia as pessoas mandam mensagens umas para as outras pela rádio? E não são aqueles recadinhos de amor que a gente escuta na 105 FM aqui em Brasília não. São informações sobre coisas práticas do dia a dia que não é possível enviar de outra forma a moradores de áreas rurais, ribeirinhas, indígenas e fronteiriças. Afinal, nessas localidades dificilmente tem serviço de telefonia.

Até os anos 1990, a população do interior da Amazônia, indígenas especialmente, não tem praticamente nenhum acesso às tecnologias de comunicação. Mensagens orais e escritas são enviadas por viajantes, prática comum até os dias atuais, visto que nem mesmo os Correios atendem a maioria das comunidades indígenas da região. Para impedir a “invasão de emissoras estrangeiras”, o governo brasileiro cria em 1977 a Rádio Nacional na Amazônia. A emissora transmite em ondas curtas, cobrindo mais da metade do território nacional: toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Com o advento dos radinhos a pilha, que não precisam estar ligados à rede elétrica para funcionar, a Radio Nacional transforma-se num canal de comunicação popular pelo qual são transmitidas mensagens pessoais daqueles que se encontram nos centros urbanos (por aí morarem ou estarem de passagem) àqueles que se encontram no interior. Hoje, essa função também é exercida pelas rádios municipais.

Na minha visita ao Município de São Gabriel da Cachoeira, em 2011, eu participei do programa Boa Noite Rio Negro, que vai ao ar todas as noites de segunda à sexta-feira pela Rádio Municipal. Nesse programa, tem um quadro chamado Mensageiro para o Interior, dedicado a enviar os recados da população. Olhem as mensagens enviadas no dia 2 de junho de 2011, para vocês entenderem o que são esses recados:

 

  • “Atenção, atenção, assessor pedagógico, professor Carlos do Santos Vieira avisa para os professores do Magistérios Indígenas para virem nos seus próprios canoas. E fala ainda que os senhores cheguem o mais rápido possível. Sem mais nada. Envia abraços.”
  • “Atenção, atenção, os coordenadores da escola municipal indígena! O (?) do Médio Rio Negro avisa todos os professores que estão cursando o (?) que o mesmo não deverão mais descer por motivo que a data do início das aulas foi adiada pra o dia 1o de julho de 2011, dentre o mesmo… é… as aulas no dia 28 de junho de 2011. Só ratificando aqui, que os mesmo encerrem as aulas no dia 28 de junho de 2011.”
  • “Atenção, atenção, a coordenadora da escola municipal indígena Watura do Médio Rio Negro avisa todos os professores que estão cursando o (?) que o mesmo não deverão mais descer por motivo que a data do início das aulas foi adiada para o dia 1o de julho de 2011. Pede que os mesmos encerrem as aulas no dia 28 de junho de 2011.”
Anúncios

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mensagens para o interior da Amazônia pela Rádio Municipal ou Nacional

  1. Franklin disse:

    Curiosidades amazônidas. Muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s