“Científico é aquilo que é feito com método, não importando o que se faz.”

De volta ao Brasil, de volta à graduação, estou lendo livros sobre Metodologia.

O primeiro foi “Como se faz uma tese”, do Umberto Eco. Eu super recomendo, acho que realmente é o primeiro livro a ser lido por quem precisa fazer um trabalho acadêmico.

Eco se vale de suas décadas de experiência como pesquisador e professor universitário para deixar claro que os professores conhecem de cor e salteado todas as artimanhas que podemos inventar para tentar nos livrar do trabalho de conclusão de curso (e até ensina algumas delas!).

Se você tem alguma pretensão de enganar o seu orientador ou a banca, leia! Se você quer posar de bonitão diante deles, leia também!

Eu comprei, mas ele está disponível no scribd.com.

“A tese é como um porco: nada se desperdiça” é a teoria de Eco.

O segundo livro foi Metodologia científica em ciências socais, de Pedro Demo. Gostei muito da postura crítica do livro perante às teorias e metodologias diponíveis e acabo de descobrir que Demo é pós-doutor e professor da UnB.

Aqui estão o resumo e o índice do livro, retirados do blog do professor:

Capa livro Metodologia ciêntífica em ciências sociaisResumo:

Discussão metodológica abrangente do problema da cientificidade em ciências sociais e seus paradigmas mais em uso. Crítica metodológica a partir da dialética histórico-estrutural. Consideração do débito social da ciência e crítica da neutralidade e objetividade. Questionamento do positivismo e do empirismo. Polêmica entre dialética e estruturarlismo. Busca de alternativas metodológicas mais qualitativas. Metodologia vista na confluência entre contexto epistemológico e social. Proposta da discutibilidade formal e política como critério relativo de demarcação científica, à luz da teoria crítica. Principais paradigmas estudados: positivismo/empirismo, dialética, estruturalismo (francês), sistemismo.

Índice:

Introdução. Parte I – Débito social da ciência: 1. Demarcação científica – critérios de cientificidade; qualidade formal e política; objeto construído; ciência como fenômeno processual; crítica e utopia. 2. O argumento de autoridade – autoridade e verdade; a intersubjetividade; dificuldades do pluralismo; um elogio ao erro; mito do porto seguro. 3. Pesquisa metodológica: potencialidades e limites – Metodologia como pesquisa; a criatividade socializada; antimetodologia. 4. Neutralidade cientifica – problemas gerais; algumas distinções; algumas posições. Parte II – Abordagens Relevantes: 5. Dialética – processualidade de estruturas histórias – categorias básicas; dialética e estrutura – um diálogo com Marx; problemas e perguntas. 6. Base empírica da pesquisa social – questões do empirismo e do positivismo: O empírico como critério de cientificidade; a base empírica em Popper; considerações críticas; experimento e operacionalização. 7. Estruturalismo – formalização metodológica extrema: Privilégio metodológico da “invariante”; pressupostos ontológicos; concepção específica de ciência; construção de modelos como método; o problema da história; formalização metodológica. 8. Abordagem sistêmica e funcionalista – visão dinâmica dentro do sistema: O ponto de vista do sistema; o fenômeno cibernético; esperança na unidade das ciências; acentuação do aspecto relacional; circularidade sistêmica; aplicação à política; elementos do funcionalismo de Parsons. 9. Metodologias alternativas – algumas pistas introdutórias: Pesquisa participante; avaliação qualitativa; hermenêutica, fenomenologia e outros saberes; limites. 10. Conclusão – ciência e felicidade. Bibliografia.

Ah! Foi Demo que escreveu que “Científico é aquilo que é feito com método, não importando o que se faz.”

Anúncios

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para “Científico é aquilo que é feito com método, não importando o que se faz.”

  1. Edu Élleres disse:

    Estou querendo muito esse livro do Umberto Eco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s