Mídias impressas na EIBC Pamaali, só de janeiro de 2009 para trás

Gente, esse post foi escrito no dia 19 do mês passado. Devido aos meus problemas de conexão descritos nos dois ultimos posts, so tive como colocar aqui hoje. Beijos

A primeira coisa que fui procurar, quando acertei com os professores da EIBC de fazer a Oficina de Comunicação para os alunos do ensino médio, foram jornais e revistas para poder usar como exemplo em sala de aula. Depois de procurar com o prestativo secretario Abílio, de apenas 18 anos, encontramos seis:

• Um exemplar da revista Bravo! de agosto de 2006 (revista cultural);
• Um exemplar da revista Você S/A de janeiro de 2009 (revista sobre carreira);
• Um exemplar da revista Info de 2008 (revista sobre tecnologia);
• Um exemplar da revista Leitura S de julho de 2008 (revista do Ministério da Educação);
• Um exemplar da revista Pagina 22 de julho de 2007 (revista da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas);
• Dez exemplares do caderno “Bem Viver” do jornal A Critica de Manaus de 3 de outubro de 2006.

Além de serem bem antigos, muitos desses materiais estão numa linguagem muito distante da realidade das comunidades do Içana e por isso de difícil leitura. Acabei usando apenas a revista Bravo! e o caderno do jornal A Critica. A Bravo! serviu para eu mostrar duas coisas: a estrutura de uma revista, desde a capa, passando pelo expediente, o sumario até as matérias em si e propagandas; e como as pessoas gostam de escrever complicado só para dizer que são inteligentes. Depois usamos notinhas de A Critica para, em duplas, eles identificarem os elementos do Lead Jornalístico: O que? Quem? Quando? Onde? Como? e Por quê?

Além do secretario Abílio, três dos oito professores da escola sempre compareciam à oficina quando não estavam eles mesmos dando aula. Para aqueles que não puderam estar presentes na atividade, o professor e articulador externo Juvêncio Cardoso – um dos que não puderam ir – teve a idéia de pedir que eu deixasse na escola um documento com o conteúdo ministrado e, como não poderia deixar de ser, um relatório. Eles adoram relatório por aqui, tudo tem relatório. Eu peguei umas dicas com o professor de Sistemas Agroflorestais e Artes, o Thiago Pacheco – que é um fofo – do padrão de relatório que eles usam na escola.

It turns out que tem uma parte de sugestões e recomendações no tal do relatório. Como eu não consigo manter o meu bico fechado, coloquei logo lá a proposta de que os professores e alunos residentes em São Gabriel da Cachoeira tragam para a escola, no inicio de cada etapa, jornais e revistas e os deixem à disposição dos alunos. “A idéia seria trazer meios de comunicação que os professores compraram para eles mesmos, já leram e iam mesmo jogar fora. Quem sabe assim conseguiremos ter revistas e jornais mais recentes na escola, pelo menos do ano corrente?”, eu escrevi. Tudo isso visando “não somente a melhoria do português dos alunos, mas também o desenvolvimento do gosto pela leitura”.

Eu deveria ter pensado nisso antes de vir, com tanta revista e jornal lá em casa, poderia ter trazido uns. Se você esta pensando em vir aqui por essa região, fica a dica!

Anúncios

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Português e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mídias impressas na EIBC Pamaali, só de janeiro de 2009 para trás

  1. Edu Élleres disse:

    Gostaria de ter sabido dessa antes… e viva a tecnologia!!

  2. Pingback: Mais aula de Português para alunos e professores da EIBC Pamaali | VALLE ISIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s