Raimundo nos fala sobre a criação do blog da escola indígena Pamaali

Quinta-feira, na Oficina sobre redes sociais e bons usos da web, o palestrante João Ramirez pediu para o professor Raimundo, da escola indígena Baniwa Coripaco Pamaali (para onde eu vou) falar sobre o blog da escola.

Raimundo criou o blog durante uma oficina do Gesac sobre como criar conteúdos para a internet em 2007. Olha o que ele nos contou:

“Pesquisando na internet, eram poucas informações que saiam na internet sobre São Gabriel da Cachoeira. Aí o nosso instrutor disse que a gente poderia ser os autores das informações na internet. Ele nos ensinou a fazer uma webradio, que não conseguimos dar continuidade por causa da velocidade da internet, e o blog. Assim nasceu o blog.

Eu criei o blog da escola sem idéia de como viria a ser mais tarde. Comecei a escrever pequenos textos ainda, algumas fotos da escola, do Içana. Comecei a circular pelos e-mails que a gente tinha para avisar que a gente estava com o blog. E assim fomos sendo conhecidos por varias pessoas. Hoje o blog é conhecido por varias pessoas em varias partes do mundo, como vocês podem ver num aplicativo que tem la no blog.

Através desse blog varias pessoas conhecem o nosso trabalho, às vezes pessoas que nem conhecem a região, conhecem um pouco do povo Baniwa, de São Gabriel. Hoje a escola já tem Twitter, que a gente usa para falar do trabalho, do que esta acontecendo, do que estamos vivendo la.”

Eu fiquei muito feliz porque a outra palestrante, a Anna Valenzuela, me usou como exemplo para mostrar aos participantes da oficina a importância de estar presente na Web. Eu estou aqui hoje participando desta oficina porque achei o site da Pamaali quando estava elaborando meu projeto de pesquisa para o mestrado la da França. Eu queria fazer a minha dissertação sobre os pontos Gesac em terras indígenas, e fui ao Google atrás de noticias sobre o assunto. Para a minha surpresa, cai no site da Pamaali. La achei o e-mail de alguns professores, incluindo o Ray, e entrei em contato com eles para explicar a minha vontade de trabalhar com a escola. Eles foram muito receptivos desde o inicio.

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Português e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Raimundo nos fala sobre a criação do blog da escola indígena Pamaali

  1. Edu Élleres disse:

    Uma aventura digna de Ísis Valle, meu anjinho!

  2. Alejandra A. disse:

    Parabens Isis, vejo que Vc. vai avanzando na pesquisa, muito interssante o que conta, o mais importante acho, o pessoal de lá, está gostando de Vc…rs…rs…

  3. benjamimray disse:

    Legal Isis. Obrigado por registra e contar para o mundo a história do nosso blog e os passaos que vai dando aqui no Alto Rio Negro. Sucesso na pesquisa. Avisei os meninos na escola hoje, tão é só esperando.

    Abraços

  4. Alejandra A. disse:

    Bonita essa foto onde Vc. estava antes, é de lá mesmo??? Ou Vc. pegou baixou da net?

Deixe um comentário

