Indígenas do Alto Rio Negro participam de Oficina Web

Desde quarta-feira, estamos aqui em São Gabriel da Cachoeira em uma oficina sobre redes sociais e bons usos da web com o João Ramirez, um dos pioneiros da internet no Brasil. Ele trabalhou no primeiro ano do UOL, em 1995; fez a primeira transmissão ao vivo de um show pela internet no pais (e segunda no mundo), em 1996; e é co-fundador do site de compras coletivas ClickOn. Anna Valenzuela, esposa e parceira de João na criação da rede social infantil Migux, chegou na quarta à tarde para ajudá-lo nessa empreitada.

Lideres comunitários de todo o Alto Rio Negro vieram aprender um pouco mais sobre as ferramentas disponíveis na rede para a divulgação do movimento indígena da região. A pano de fundo para a Oficina é o site da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN), que deve ser lançado no próximo mês. João participa da elaboração desse site, que tem como plataforma o wordpress. A idéia é que, além das informações institucionais, o site tenha também posts desses lideres com informações especificas sobre as suas comunidades.

O objetivo da FOIRN e do do Institudo Socioambiental (ISA) na promoção desta oficina é complementar os cursos já oferecidas por programas do Governo Federal. Neles, os indígenas receberam material e capacitação para a produção de conteúdos audiovisuais, agora é preciso divulgá-los.

Segundo João, os povos do Alto Rio Negro produzem muito. “Os indígenas recebem muita estrutura. Na gestão do Gil, todo mundo recebeu muito equipamento. Eu fiquei impressionado com a quantidade de vídeo que tem la na FOIRN, nos precisamos usar a internet para compartilhar todo esse material”. É por isso que a oficina esta centrada na utilização crítica das redes sociais, para trazer o movimento indígena para o youtube, o twitter, blogs, Facebook, Orkut.

O evento está sendo realizado na sede do ISA, onde tem um telecentro Gesac, com conexão wifi e tudo. Infelizmente, com uma banda de 256 kbps e tantos computadores ligados ao mesmo, a conexão está bem lenta e o processo de criação de contas no Twitter e no WordPress e mesmo a apresentação dos palestrantes está levando muito mais tempo do que foi imaginado. Mas os indígenas não desistem!

Veja as fotos da oficina no Flickr
e no blog do Raimundo

Anúncios

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Português e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Indígenas do Alto Rio Negro participam de Oficina Web

  1. Alejandra A. disse:

    Interessante essa realidade…muito diferente dos indigenas do nordeste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s