Pousada? Hahahahaha

Acho que índio tem mania de rir do que não faz parte do universo deles. Se eles não usam/não conhecem, não existe. E você é um idiota de estar falando disso.

Quando eu fui no ISA na terça-feira, a primeira pessoa com quem eu falei foi a que fica ali cuidando do telecentro Gesac no térreo da “maloca”, a Gilmara. Foi ela quem me falou que o Alfredo tinha subido o rio logo cedo no dia anterior.

Depois do primeiro contato, eu fui usar a internet gratuitamente (coisa linda de Deus!) para avisar os meus pais e o meu namorado que eu estava viva. Escrevi duas linhas para o namorado (que já tinha mandado um e-mail perguntando) e a luz acabou. A reponsavel do GESAC do ISA me convidou então para tomar um café.

Quando íamos subindo para o terraço, passamos na frente da sala da Laise. Ela é a assessora branca dos Baniwa que me deu todas aquelas informações sobre a subida até a escola. Depois da conversa com a Laise, fui para o terraço atrás da Gilmara. Ficamos batendo um papo até que ela perguntou onde eu estava hospedada.

“Pousada Pico da Neblina”, eu disse. E ela começou a rir! “Pousada Pico da Neblina? Hahahahahahaha Essa é boa! Hahahahahahahaa Nunca ouvi falar hahahahahahaha Pousada em São Gabriel? hahahahahahaha” Pronto! Se você fala alguma coisa que é diferente do que eles estão acostumados, eles riem da sua cara na alta!

Se você vem para São Gabriel da Cachoeira, ou você se hospeda no próprio ISA, ou no hotel Deus me Deu (precisa nem dizer que é de crente, né?) ou no hotel Roraima. Se você fica na Pousada Pico da Neblina, eles riem de você.

Na verdade a pousada não é uma pousada. Ainda. Mas na internet, ela é. Antes de vir para cá, eu cai numa página deles. Fotinhas bacanas, te fazem acreditar que você esta indo para uma pousada de verdade (não que as fotos sejam mentirosas, pelo contrário, mas ainda não é uma pousada).

Chego aqui e descubro que, na verdade, é uma casa. Como o dono mora em Manaus, ele botou um amigo para cuidar dela e fazer uma experiência de pousada para ver o que dá. Ao mesmo tempo, esse cara vai reformando a casa.

Reforma da Pousada Pico da Neblina

Ele já trocou os pisos e pintou as paredes dos quartos. Improvisou uma cozinha no térreo – ela depois ganhará um banheiro e será transformada em mais um quarto. A cozinha original era no terceiro andar, onde agora tem um escritório improvisado com uma escrivaninha, o computador e o cabo da internet (Ohhhhhhhh!!!!!!!!), que chega do telhado. É daqui que eu vos falo!

Esse terceiro andar é, na realidade, um mezanino. Então a sala, que fica no segundo, tem um pé direito gigante e o cara montou um andaime de madeira para conseguir trocar as tabuas de madeira do forro do teto e pintar as paredes.

Ele disse que o dono da casa ainda quer ampliá-la, construir um terceiro andar. Eu fiquei imaginando se não tinha um limite de andares, mas ai eu lembrei que não estou em Brasília.

Sobre isisvalle

New media journalist, digital inclusion researcher and nutritionist to be.
Esse post foi publicado em Português e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Pousada? Hahahahaha

  1. Efraim Queiroz disse:

    É isto mesmo. O que não faz parte da realidade deles simplesmente não existe. Em culturas primitivas um condenado por algum delito poderia ser considerado morto. Neste caso, mesmo que aparecesse na sua frente e lhe fizesse cócegas, não existia.

  2. Kelsen disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Índios 2 X 0 Isis Valle

  3. Edu Élleres disse:

    Mas que onda, hein!!!
    E não adianta nem começar a explicar…
    Não valle gastar o latim!

Deixe um comentário

